Sangue Azul GeladoYuri Buida's Cool Blue Blood released in Portugal by Gradiva as Sangue Azul Gelado (tr. José Milhazes).


Drama, paixão, tragédia. Vidas atravessadas pela realidade de uma Rússia que teimava, nalguns aspectos, em ficar aquém do que preconizava a ideologia dominante.

Este romance de Iúri Buida é mais uma demonstração de que, na literatura russa, existem temas eternos, mas que podem ser abordados de forma original. A história da vida e da morte de Ida Zmoiro, cujo protótipo foi a conhecida actriz soviética Valentina Karavaeva, é utilizada pelo autor para retratar um regime onde o indivíduo pode gozar da sua fama mundial desde que seja fiel ao ditador, mas «desaparece» logo que ousa ir contra as regras da ditadura.

Expulsa dos ecrãs e palcos, Ida não baixa os braços e tenta sobreviver num ambiente cinzento e hostil, criando o seu próprio mundo: um quarto escuro onde continua a representar os seus papéis preferidos.

buida port bannerPouco tempo antes de morrer, Ida tinha-se levantado da cama, ao som das três horas da madrugada, para libertar uma Stomoxys calcitrans de uma caixinha onde a guardara por algum tempo, e assim manter o ritual. Mas desta vez a mosca não «ressuscitou» como de costume. Ida saiu de casa, com caixinha dentro do bolso, e não voltou mais. Morreria algum tempo depois. O povo de Chúdov atribuiu a culpa às «pombas». Seria Ida Zmoiro a última vítima?



Share this: